controle de estoque

Compartilhe

O estoque da empresa, mesmo não sendo tão óbvio, é parte importante na gestão e organização da empresa. Por isso, confira 5 benefícios que são alcançados com a gestão desse setor:

1. MAIS ECONOMIA E MENOS GASTOS DESNECESSÁRIOS

O controle de estoque eficiente permite que o gestor possa identificar os produtos que estão em falta. Identificar isso antes do estoque zerar pode evitar perda de possíveis vendas, visto que alguns produtos têm mais procura que outros.

O mesmo pode acontecer no caminho oposto: algumas mudanças podem ajudar a reduzir desperdício de dinheiro, pois a partir do acompanhamento de estoque, é possível perceber produtos que não possuem tanta saída e, por isso, não precisam ser repostos com a mesma agilidade dos produtos citados no cenário anterior.

Dessa forma, o gestor compreende o fluxo de produtos internos da empresa e pode organizar de forma mais palpável o próprio estoque, não ficando para trás de concorrentes que possam oferecer algo que, por falta de controle, acabou faltando no próprio estoque.

2. MAIS ASSERTIVIDADE NAS VENDAS

É importante, para todo empreendedor, conhecer seus concorrentes.

Oferecer produtos que estão em falta na concorrência pode virar um diferencial competitivo para sua empresa!

Muitas vezes, devido a falta de controle de estoque, vendedores realizam vendas e descobrem, posteriormente, que o produto vendido sequer existia em seu estoque.

Esse cenário causa um atraso de operações grande, visto que o produto pode demorar para ser reposto.

O problema não pára por aí: como, então, explicar essas condições para um cliente que já efetivou a compra?

A solução, para este, provavelmente será procurar o produto nos concorrentes, já que você não pode ofertá-lo.

E isso significa o que já sabemos: menos venda, menos lucro para a empresa.

A boa notícia é que esse caso só acontece se o controle de estoque não for uma atividade realizada na rotina da gestão da empresa.

Caso esse seja seu caso, bom… Chegou a hora de mudar! 😉

Além de controlar o fluxo de materiais da empresa, o controle de estoque auxilia no acompanhamento do desempenho dos setores financeiro, comercial e administrativo.

É através deste controle que podemos prever o que precisa ser comprado e organizar todo o planejamento da organização.

O controle de estoque vai mostrar exatamente quais são os produtos mais procurados e em que momento do mês ocorrem mais vendas deles.

Da mesma forma, é possível ter conhecimento de quais produtos vendem menos ou são sazonais (mais procurados em épocas específicas).

A partir dessa noção, podemos criar estratégias de vendas e compreender melhor quem é nosso consumidor!

 3. MAIOR PLANEJAMENTO PARA PEDIDOS AOS FORNECEDORES

A partir do momento que temos consciência do fluxo de produtos de nosso empreendimento, sabemos quais materiais devem ser comprados, e quando.

Tendo em mente a visualização do seu fluxo de produtos, é possível se planejar com antecedência para iniciar os pedidos com fornecedores.

Com antecedência, você pode acordar preços mais justos.

Pedidos feitos em cima da hora custam caro e esse custo pode ser evitado se houver organização interna suficiente para tal.

A economia de gastos desnecessários pode se transformar em possíveis investimentos futuros!

 4. PRECIFICAÇÃO ADEQUADA DE PRODUTOS E OFERTAS

Tendo conhecimento da demanda e sazonalidade dos produtos, é possível se organizar e se planejar para criar ofertas “imperdíveis” em momentos distintos.

Muitas vezes, para tentar se livrar de estoque parado, empreendedores dão descontos extravagantes em produtos que resultam, apenas, em prejuízo.

O planejamento e execução de uma boa precificação está diretamente relacionado à oferta e demanda do mercado para produtos específicos.

Por isso, ter propriedade para precificar produtos e criar ofertas requer um acompanhamento constante do estoque de sua empresa.

5. AUMENTO DA EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE DA EQUIPE

Quando se faz uso das ferramentas adequadas para controlar o estoque, é possível ainda ter uma equipe mais produtiva e eficiente. Isso ocorre porque, ao informatizar o setor, evita-se o trabalho manual, que pode tornar qualquer tarefa muito mais dispendiosa.

Com a otimização da gestão de estoque é possível fazer mais, em menos tempo, sem perder em qualidade, permitindo também que a sua empresa tenha uma equipe enxuta para dar conta do setor. Além disso, com a informatização dos dados, a margem de erros é menor.

Benefícios do ERP para o estoque

Já que as empresas com estoque, em geral, possuem um grande volume de mercadorias, é necessário que a sua equipe tenha acesso às ferramentas adequadas para gerenciar o setor. Papel e caneta não oferecem a eficiência que o seu estoque deve ter para ser bem controlado.

Portanto, é preciso usar uma ferramenta que informatize os dados, conecte os setores e automatize os processos. Nesse sentido, o ERP é uma ótima solução, pois atende a todas as demandas do controle de estoque.

Trata-se de um sistema de gestão empresarial que, através do seu módulo de controle de estoque, não só registra as movimentações do setor, como também oferece inventários e relatórios. Esses documentos apresentam informações completa e atualizadas.

Dessa forma, contribui com a tomada de decisões. Também garante mais produtividade a sua empresa, pois assim que um artigo é vendido, por exemplo, o estoque recebe a baixa do artigo. Esse procedimento garante a confiabilidade dos dados.
 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios do controle de estoque, te convidamos a testar na prática com vamos auxiliar o estoque do seu negócio!

Clique aqui para conhecer mais sobre o Software AVA.

Veja mais